Itacoatiara de cara nova: Orla ganha ciclofaixa e pista de corrida; trânsito muda nesta segunda-feira (19/01)

Itacoatiara de cara nova: Orla ganha ciclofaixa e pista de corrida; trânsito muda nesta segunda-feira (19/01)

Projeto inclui inversão de estacionamento, mão única e conexão com a malha cicloviária da Região Oceânica

Cidade Atualizado em: 15/01/2026
Itacoatiara de cara nova: Orla ganha ciclofaixa e pista de corrida; trânsito muda nesta segunda-feira (19/01)

Publicidade:

A orla de uma das praias mais bonitas do Brasil vai ficar mais acessível e organizada. A Prefeitura de Niterói anunciou que a Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica, ganhará uma ciclofaixa e uma área exclusiva para corrida e caminhada. As intervenções para a implementação começam já na noite desta segunda-feira (19/01).

O projeto visa não apenas o lazer, mas o ordenamento do espaço urbano em um dos pontos mais movimentados da cidade durante o verão. Com a nova obra, Niterói deve ultrapassar a marca de 90 quilômetros de infraestrutura cicloviária.

Para viabilizar o novo espaço de lazer, a circulação de veículos sofrerá alterações significativas. O estacionamento será transferido para o lado oposto da via e o tráfego passará a ser em mão única.

O novo fluxo funcionará assim:

  • Da Rua Matias Sandri em direção à Prainha (Canto direito).
  • Da Rua Matias Sandri em direção ao Costão (Canto esquerdo).

A Avenida Beira-Mar seguirá permitindo o acesso a outras ruas do bairro através de uma nova rotatória na Rua das Orquídeas.

Segundo Nicolle Serrano, diretora da NitTrans, a mudança organiza o caos viário comum em dias de sol: “Com a nova ciclofaixa, será possível organizar o trânsito na orla, com a implantação de mão única, áreas de embarque e desembarque, estacionamento no lado oposto, além de vagas para idosos, PcD e motocicletas”.

Além da pista exclusiva, a infraestrutura de apoio será reforçada. Serão instalados paraciclos em todos os quiosques, garantindo 10 vagas para bicicletas em cada estabelecimento.

João Pedro Boechat, coordenador do Niterói de Bicicleta, explica que a obra fecha um "cinturão" ciclístico na região:

“São cerca de um quilômetro a mais de ciclovia, conectando o que já foi implantado na Rua Matias Sandri, na Estrada de Itacoatiara e na Avenida Francisco da Cruz Nunes, permitindo que mais pessoas usem a bicicleta para curtir o verão”.

Editor: Fernando Machado

PREVISÃO DO TEMPO