Viradouro mostra energia fervorosa do Carnaval de Niterói na festa da virada
Publicidade:
A importante escola de samba Unidos do Viradouro reuniu na apresentação da festa de Réveillon de Icaraí inúmeros sucessos que já embalaram a Marques de Sapucaí. Entre eles sambas enredo da própria agremiação vencedores do Carnaval como: "Trevas! Luz! E a Viradouro em Nova Dimensão" de 1997, o qual foi a primeira conquista de título no Grupo Especial, com o comando do saudoso carnavalesco Joãozinho Trinta. Também o enredo "Viradouro de Alma Lavada", campeão de 2020. E o samba enredo do tricampeonato, de 2024, o "Vodum Serpente (Dangbé)", o qual explorou a religiosidade africana.
Os sucessos os quais a escola venceu na Série Ouro também estiveram presentes os enredos "Só Vale o Que Está Escrito", de 1990 e "Vira a Cabeça, Pira o Coração: Loucos Gênios da Criação", vencedora de 2018.
O samba mais atual de 2025: ‘’Malunguinho, o mensageiro de três mundos’’ também foi contemplado pelo público que ficou impressionado com a qualidade da bateria da escola e com a capacidade de levantar a plateia, assim como animou a moradora de Icaraí, Marta Ribeiro. Ela afirma: ‘’A energia da Viradouro ao vivo é surpreendente. Nunca tinha tido a oportunidade de assistir de tão perto e assistir a esse lindo espetáculo. Eu vim para assistir a Ludmila, mas na minha opinião a apresentação mais divertida foi a da Viradouro’’.
A agremiação de Niterói contou além da presença da bateria aclamada há anos pelo público com a participação de incríveis passistas, tanto composta por homens, quanto mulheres. A niteroiense entrevistada, Marta Ribeiro também ficou encantada com o figurino dos passistas e do mestre sala e porta bandeira,, e completa: ‘’Além de sambarem muito o figurino deles está impecável e muito luxuoso. Estou me sentindo como se estivesse na Sapucaí’’.
A riqueza de detalhes da escola de samba mais tradicional de Niterói não foi a única qualidade apreciada pelo público. O fato de também apresentar sambas tradicionais e vitoriosos do Carnaval de outras escolas do Estado do Rio de Janeiro conquistou a plateia e relembrou saudosos samba enredos que todo o público cantou e dançou muito.
O interprete da escola Wander Pires ressaltou a importância de participar do Réveillon de Niterói, primeiramente por ele ser um cidadão niteroiense, por ser a sua primeira experiência no palco da virada da cidade. E pela oportunidade de colocar em êxtase até mesmo pessoas que não são envolvidas com o samba, pois por se tratar de ser um evento gratuito reforça a cultura e alcança mais pessoas.
E o interprete da agremiação complementa: ‘’Desejo para o cidadão de Niterói muita paz, saúde, prosperidade e vibrações positivas e que em 2026, com o enredo em homenagem ao mestre de bateria Ciça a Viradouro conquiste mais um título. Estou muito confiante, porque em todos os cantos do Brasil que visitamos vemos que o samba está sendo muito bem recebido e cantado pelo povo’’.
Editor: Nathalya Araujo



