Identificada a idosa morta por queda de galho em Icaraí

Identificada a idosa morta por queda de galho em Icaraí

Vítima de 73 anos foi atingida na Rua Domingues de Sá após galho cair sobre transformador

Polícia Atualizado em: 03/02/2026
Identificada a idosa morta por queda de galho em Icaraí
Foto: Redes Sociais

Publicidade:

Foi identificada como Lucia Helena Faria de Castro Alves, de 73 anos, a mulher que morreu tragicamente na tarde deste domingo (1º) em Icaraí, Zona Sul de Niterói. A idosa foi atingida por um galho de grande porte na Rua Domingues de Sá, um dos pontos mais movimentados do bairro.

O caso gerou comoção imediata entre vizinhos e moradores. Segundo relatos, Lucia Helena estava na calçada aguardando um carro de aplicativo. Ela planejava aproveitar a tarde de domingo para ir ao cinema, quando o acidente aconteceu. A vítima deixa filhos e netos.

Testemunhas relataram momentos de pânico. O galho despencou de uma altura considerável e atingiu diretamente um transformador da rede elétrica antes de atingir a vítima. O impacto provocou o desarme do equipamento, gerando um estrondo semelhante a uma explosão, ouvido em diversos pontos do quarteirão.

Devido ao risco elétrico, o Corpo de Bombeiros precisou aguardar a chegada de técnicos da Enel para isolar a energia e atuar com segurança no resgate, mas a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A questão da poda de árvores em áreas urbanas voltou ao debate. Especialistas apontam que, em casos onde a vegetação toca ou está muito próxima a fios de alta tensão — como neste episódio —, a responsabilidade integral pela poda e manutenção preventiva é da concessionária de energia (Enel), visando garantir a segurança da rede e dos pedestres.

O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí). A Polícia Civil realizou a perícia no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Em nota, a concessionária Enel Rio esclareceu a ocorrência:

“Um galho de grande porte caiu sobre a rede elétrica da companhia, provocando um desarme em um transformador, na tarde de domingo, na Rua Domingues de Sá. O galho também atingiu uma pedestre, que morreu no local. Técnicos da distribuidora isolaram a rede para que os Bombeiros pudessem atuar”.

Editor: Fernando Machado

PREVISÃO DO TEMPO